segunda-feira, 23 de maio de 2011

São Paulo Fashion Week

O São Paulo Fashion Week (SPFW) começou a ser realizado no ano de 1996, quando ainda era conhecido como Morumbi Fashion Brasil e ganhou o nome atual em janeiro de 2001, na sua décima edição. Durante este tempo, estilistas, produtores, modelos, patrocinadores, tecelagens, jornalistas, agências e indústrias se profissionalizaram e ganharam espaço na área. Por isso, este evento de moda é hoje o mais importante da América Latina e aparece como a quinta maior semana de moda do mundo, ao lado de Paris, Milão, Nova Iorque e Londres.
Além de estruturar toda indústria têxtil do país, o evento já foi marcado por campanhas pela fome, pela prevenção do Câncer, Aids, reciclagem do lixo e etc. Hoje, o São Paulo Fashion Week é o maior evento de moda do Brasil e é realizado na Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera.

Histórico

No início, eram quatro desfiles por dia com público de 300 pessoas e foi quando começaram a surgir as supermodelos brasileiras como Gisele Bündchen, Alessandra Ambrósio dentre outras que, com carreira e fama internacional, trouxeram renome e prestígio ao evento. Muitos nomes de estilistas despontaram nessa época também, como Ricardo Almeida, Alexandre Herchcovitch, Glória Coelho e grifes brasileiras como Colcci, Osklen, TNG, e Animale começaram a ser reconhecidas internacionalmente.
Foi nesse período que marcas internacionais como Chanel e Versace, apareceram no Brasil. Isso trouxe uma mudança significativa para o país e sua indústria têxtil. Acirrados pela abertura das importações do Governo Collor os empresários foram obrigados a investir em tecnologia, máquinas e mão-de-obra especializada, para concorrer com o mercado estrangeiro que crescia no Brasil.
Tops internacionais como Naomi Campbell e Karolina Kurkova, por exemplo, já desfilaram no evento e a semana de moda já foi destaque nas mais importantes publicações de moda do mundo como a revista Vogue norte-americana e nas revistas Ele, e Harper’s Bazaar. Atualmente o evento atrai milhares de curiosos e o acesso aos desfiles está cada vez mais seletivo.


SPFW Verão 2011/2012
A previsão para o próximo SPFW, marcado para os dias 13 a 18 de Junho, é uma homenagem à Holanda. Ainda não foram emitidos comunicados oficiais a respeito, mas os boatos na intenet são intensos entre os jornalistas de moda.
Tudo indica que a ar holandês virá da exposição de fotos de da dupla Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin, possivelmente ocupará o espaço da entrada do prédio na Bienal. A Luminosidade deve também trazer alguns convidados ilustres, como a própria Inez van Lamsweerde, o arquiteto Rem Koolhaas e o estilista Iris Van Herpen, um dos principais novos nomes da alta-costura de Paris.
Essa homenagem ao país é motivada pelo centenário da imigração holandesa no Brasil neste ano. “Há cem anos eles invadiram o Brasil, nesse ano eles invadirão nossa Bienal para trazer a beleza de sua arte e inspirar nossos profissionais de moda.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário