segunda-feira, 30 de maio de 2011

O que é Marca e Branding?


Marca é representação através da linguagem verbal e visual que identifica uma entidade, seja pessoa física ou jurídica, produtos ou serviços. É importante entedermos que o conceito de marca vai além de sua representação gráfica ou verbal, a partir do momento que ela é reconhecina significa que existem expectativas em relação a essa marca, ou seja, toda marca possui uma promessa para aqueles que a identificam.

No mercado de telefonia celular, por exemplo, existem quatro fortes marcas, Vivo, Claro, Tim e Oi. Todas oferecem produtos e serviços que satisfazem a mesma necessidade em comum, porém sua competição está nos diferenciais que os consumidores esperam dessas marcas, através da associação de imagens, comunicação e principalmente do ponto de contato e relacionamento com pessoas que representam essas empresas, gera-se um valor diferenciado entre elas com variadas percepções.

O nome é o elemento de maior relevancia na identificação de  uma marca. Diversos elementos podem constituir a formação física de uma marca. Mas existem dois que são essenciais:
  • O logótipo: é a bandeira da marca, pode evoluir para permanecer actual, mas sem perturbar a percepção dos consumidores. O logótipo é a particularização escrita de um nome e tem obrigatoriamente letras.
  • Slogam: reserva-se o termo slogan para as frases publicitárias e o termo “assinatura” de marca para expressões que acompanham, na maioria dos casos, as marcas institucionais e, menos, as marcas produtos.
O composto de marketing (caracteristicas fisicas, preço, distribuição e promoção de um produto) reflete na identidade psicológica de uma marca. Se você tem um produto com utilidade e características que fazem a diferença no seu dia-a-dia, fácil de encontrá-lo para compra, com custo/beneficio justo e uma propaganda que seu comprador se sente bem por adquiri-lo. Esse produto gera uma figura psicologica, e provavelmente quando se ver sem essa marca sentirá saudade.

A imagem da marca é o resultado do trabalho sobre sua identidade. Podemos concluir que em poucos dias podemos criar uma identidade para uma marca, mas a construção de sua imagem leva tempo e esforços, muitas vezes a identidade fisica mudará, assim como a identidade psicologica, mas sua imagem nem sempre pode ser alterada. Isso significa que as pessoas podem mudar a forma de identificar uma marca, mas o reconhecimento sobre essa marca pode pernacer intacto.

Branding é a gestão da marca, seu propósito é cuidar da manutenção e planejamento dos pontos de contato e comportamento corporativo, com a finalidade de embutir os valores, cultura e posicionamento da marca aos stakeholders da organização.

Em suma essência, os esforços de branding objetivam posicionar uma marca para que seu público-alvo entenda a Missão da empresa, identifique os Valores da empresa como diferenciais e reconheça sua imagem desejada para alcançar a Visão da empresa. Portanto o Branding está envolvido em todas as ações estratégicas dentro de uma organização com interesse zelar e expandir seu maior patrimônio, a sua marca.

Atualmente as organizações mais estruturadas e que focam no relacionamento com seu cliente para aumentar sua participação de mercado, possui gerencias de branding, essas gerencias administram as necessidades da organização buscando minimizar impactos na marca e fortalecer sua imagem. 


Para você que gosta de marketing. MKT4LIFE9 


Fonte da Imagem: Logorama 
Bibliografia: 
Livro: Branding - Um manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. Autor: José Roberto Martins

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