quarta-feira, 13 de abril de 2011

Trabalho em equipe. Será que existe?

“Com talento ganhamos partidas; com trabalho em equipe e inteligência ganhamos campeonatos.” Michael Jordan

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.” Henry Ford

“Nunca esqueça que a vaidade é inimiga do espírito de equipe.”
  Bernardinho – Técnico da seleção brasileira de voleibol masculino




Para falarmos em trabalho em equipe vamos entender o que significa:

Segundo o dicionário: 
Trabalho:
1. Ato de trabalhar.
2. Qualquer ocupação manual ou intelectual.
3. Esmero, cuidado que se emprega na feitura de uma obra.
4. Obra feita ou que se faz ou está para se fazer.
5. Labutação, lida.
6. O fenómeno da vitalidade dos órgãos. 
Equipe:
(francês équipe)
1. Grupo de pessoas reunidas para uma mesma tarefa ou !ação. 
2. Desp. Grupo de pessoas que praticam a mesma modalidade desportiva e entram juntas 
Segundo a Wikipédia:
Trabalho em equipe ou trabalho de equipe é quando um grupo resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. Possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados. Na sociedade em que vivemos, o trabalho em equipe é muito importante, pois cada um precisa da ajuda do outro. Exemplo de uma atuação de um trabalho em equipe são os esportes ou atividades, em que times ou seleções jogam umas contras as outras.

SERÁ QUE EXISTE?

Sim. É evidente nos exemplos que encontramos acima que as grandes vitórias vem pelo esforço coletivo. Todavia, sempre escutamos pessoas, senão nós mesmos, relatar a dificuldade de se trabalhar em equipe.
Desde pequenos somos instruídos a trabalhar em equipe nos murais do colégio, e essa aprendizagem é testada na faculdade, na pós-graduação e provavelmente no trabalho. Algum dia, fizemos trabalho em equipe e, algum dia, detestamos trabalhar em equipe. Não podemos deixar que más experiências se tornem maus costumes. 
Um aprendizado sobre o método de realizar um ótimo trabalho em grupos nos é ensinado no livro de Stephen R. Covey, 8 hábitos das pessoas altamente eficazes, a abordagem do livro fala que desenvolver-se pessoalmente é essencial para se desenvolver em grupo. Portanto, para melhorar a realidade de se trabalhar em grupo precisamos entender em qual esfera de participação estamos e melhorar nossas qualidades.

Dependência - É o nível que estão a maioria das pessoas dentro de grupo cheio de conflitos, pois todos estão preocupados com a atividade alheia para se estimular a fazer, tudo é feito aos trancos e barrancos, com pouca diversidade criativa. A dependência é um fator essencial para nossa maturação, mas precisamos nos livrar dela, para chegarmos em plena capacidade de contribuir e dar o nosso melhor no que fazemos - a independência.

Independência - Grupos com pessoas independentes, são grupos que trazem em seu trabalho resultados confusos e dificilmente encontramos um foco, pois todos fizeram o que acreditavam, não o que era de bom senso. O melhor de si, mas não o melhor do grupo. Para chegar no melhor no que se faz é preciso ser independendente, para ser melhor no que se faz em grupo é preciso ser interdependente.

Interdependência - É ser engajado, saber o limite de sua capacidade de contribuir e somar isso com as outras competências do grupo, é uma dependência mútua, onde todos tem iniciativa e estão preocupados com o bem-estar do outro. Os conflitos são de fácil ajuste, pois no final todos sabem que participaram, seja da perda ou do ganho.

Precisamos ser mais sensíveis para entender o que realmente é nossa responsabilidade, ter iniciativa, ajudar a melhorar o todo, respeitar limites, desenvolver nossas atividades com transparência, é o que devemos fazer dentro de um grupo. Quando fazemos nossa parte sabemos o que atrapalha de fato e podemos ajudar o grupo, a nós mesmos.

Que todos sejamos interdenpendentes, ou seja, inteligentes.

Veja o comercial inspirador do banco turco - AKBANK:




Dicas de leitura:
Saiba quais os 10 principais erros no trabalho em equipe
Como melhorar o trabalho em equipe


Para você que gosta de marketing.


MKT4LIFE9


Por: Rodrigo Rocha Fortaleza

Um comentário:

  1. muito bom Ro. outra coisa importante é que todos tenham uma mesma meta, para olhar numa mesma direção. pois já pensou se cada um tiver uma meta individual? a liderança precisa contribuir nesse sentido ;)

    ResponderExcluir