segunda-feira, 11 de abril de 2011

Idéia bem exposta, é uma ótima idéia.


Expor idéias de forma objetiva e persuasiva, é sem dúvidas, uma habilidade que desejamos. No processo criativo, a análise do problema, o levantamento de hipóteses e a conclusão de uma solução, tornam-se a melhor parte de um projeto quanto temos dificuldades em apresentá-lo, ainda mais para nossos gestores.

Pensando em dar um UP na nossa apresentação, chegamos a seguinte solução: Para as pessoas aceitarem nossas idéias e contribuírem com nossos projetos, elas precisam entender toda a cadeia de raciocínio que tivemos, ver como seriam os resultados e entender quais são os elementos essenciais para a execução desse projeto.  Para isso, trouxemos ferramentas que além de incrementar sua apresentação, podem tangibilizar suas idéias, se você enrosca nas palavras, fique tranquilo, as imagens podem falar por você!

Mapa Mental
Para mostrar com praticidade todo o seu projeto desde a identificação do problema até a solução, sugerimos a elaboração de um mind map – mapa mental.

Mindomo é uma ferramenta colaborativa que permite a você construir suas idéias através de diagramas, o melhor de tudo é que é online e pode ser feito com a participação de amigos e colegas.
Uma forma de organizar idéias para trabalhos escolares, definição de projetos em fase inicial, partilhar conceitos complexos, brainstorming, resolução de problemas, entre outros. Totalmente online e pode ser testado sem requerer registo." Acesse:  http://www.mindomo.com/


Quadrinhos
"Entendeu ou quer que eu desenhe?" Desenha! Isso mesmo, podemos construir situações com desenhos divertidos para enfatizar os principais pontos de nossas idéias.
O Bitstrips é um recurso online para a criação de personagens e histórias em quadrinhos. Podemos criar uma pequena história de vida para cada personagem: quando e onde nasceu, o que gosta e não gosta, seus hobbies. Nessas histórias é possível inserir no enredo os principais elementos e benefícios do nosso projeto. As histórias podem ser comentadas, inseridas em sites e blogs. Acesse: http://www.bitstrips.com/

Veja o exemplo da história do "Bananaman":



Vídeo
Uma forma interessante para divulgar nosso projeto é criar um vídeo, mas nada de pegar uma câmera digital e fazer um filminho de YouTube. Sugerimos que nesse vídeo, seja mostrado o escopo do projeto e pontos relevantes, a narração pode estar no vídeo ou ser feita ao vivo. Legal né?
Com o CamStudio, você pode capturar todas as imagens que você enxerga em seu monitor, com essa ferramenta é possível capturar vídeos que são impossíveis de copiar, por exemplo. Para baixar programa CamStudio, clique aqui.

Veja como usar pelo Tutorial CamStudio ou pelo vídeo:




Com essas ferramentas podemos criar uma apresentação com maior chance de sucesso, pois além de trazer uma exposição diferenciada de nossas idéias, permite aos expectadores visualizar com o nosso olhar o que apresentamos. Podemos usar uma ou as três ferramentas, mas o importante é usar o que é necessário sem esquecermos de ser criativos e inovadores.
"Entendeu ou quer que eu desenhe?"

Para você que gosta de marketing.

MKT4LIFE9

Bibliografia: 
Apoio do conteúdo Mindomo:  http://maistutoriais.com/web/organizar-ideias-com-mapas-mentais/)
Fonte:
Imagem 1: Lua Singular
Imagem Mapara Mental: OZI

Nenhum comentário:

Postar um comentário