segunda-feira, 14 de março de 2011

Design de Carreira

É possível pensar em design quando se procura um emprego?
Quando se é um profissional de marketing o currículo não precisa ser uma super produção de Steven Spielberg, tão pouco, um simples Curriculum Vitae. Para se mostrar uma pessoa que planeja passos, que está atenta as mudanças e usa ferramentas novas, não podemos usar apenas papel impresso para mostrar nossas habilidades.
Para isso, precisamos pensar em quem realmente somos e como podemos contribuir com o desenvolvimento de uma empresa. Fazer uma análise SWOT da nossa pessoa. Se pararmos para pensar, somos prestadores de serviços, somos uma "empresa" com forças e fraquezas que lidam com oportunidades e ameaças.
Procure escolher a dedo as empresas e cargos que vai se candidatar, analise quais são as qualidades pessoais e profissionais que mereçam destaque, levante casos que você foi destaque que sejam úteis no mercado que você se apresenta. Após levantar todos os dados relevante, é a hora de transformá-los em informação, ou seja, em comunicação.

Dicas para estruturar seu currículo com um design arrojado:
Antes de tudo, sugerimos a leitura do livro "Design para Quem Não é Designer" Robin Williams, pois vale a pena entender de forma prática como estruturar layouts em diversas situações da comunicação. Foi com base nesse livro que falaremos sobre quatro princípios para se criar uma comunicação adequada à sua apresentação profissional.



1. Proximidade: Agrupe os itens que possuem relação entre si. Aproxime os titulos e subtitulos para criar uma unidade bem definida. Defina bem os titulos para que se destaquem dos subtitulos e gerem uma visualização de qualidade, o mais importante é facilitar a busca de quem analisa sua apresentaçã
2. Alinhamento: Procure alinhar o conteúdo de forma linear, para não quebrar a linha de raciocíno de quem o lê. Você pode centralizar, alinhar a direita ou à esquerda, mas sem abusar disso, principalmente para falar de um mesmo tema.
3. Repetição: Símbolos ajudam a enfatizar os conteúdos. Através da repetição desses simbolos o leitor pode identificar facilmente os elementos essenciais no texto. Use marcadores, imagens simples de fácil assimilação.
4. Contraste:  Usar um contraste adequado para melhorar a visualização do conteúdo e criar um impacto nas frases mais interessantes ajuda a mostrar seus pontos fortes. Procure criar uma constante para as diferentes fontes e tamanhos, pois elas facilitam a leitura, mas cuidado com diversidade desacerbada de fontes, pois dificulta a recepção da comunicação. O ideal é criar uma sequência lógica e dentro dela um contratse que enfatize o que merece destaque "especial".
 Mais detalhes nos slides:
Após ler as dicas de como criar um currículo que mostra você de forma diferenciada. Nos ajude criar um post de como isso faz a diferença em uma entrevista. Comente como foi criar um currículo ou uma apresentação criativa para apresentar você mesmo a uma empresa.
Divirta-se com um curriculo do bem. Do bem criativo, óbviamente.

Para dar mais apoio, veja também as dicas de entrevista de Eugenio Mussak - colunista do Emprego Certo:





Desajamos a todos criatividade, ousadia e competência, ou seja, SORTE!
Para você que gosta de marketing.


MKT4LIFE9


Fonte:
Imagem Análise SWOT: apoiosfinanceiros.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário